12º COBRAPEM

Mensagem da Presidente da SBP

Caros Colegas,

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria é uma grande honra promover o XII Congresso Brasileiro de Endocrinologia Pediátrica no Rio de Janeiro em 2017. O conhecimento cresce a cada dia e estar atualizado é indispensável para os pediatras, a fim de assistirem sempre bem as crianças e os adolescentes. Este representa um dos pilares da nossa SBP e portanto o programa foi construído com muito esmêro.

Além disso, estar na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro é um presente para todos sempre. Aproveitem, pois, o conteúdo deste importante congresso e o congraçamento com seus pares.

Luciana Rodrigues Silva
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria



Mensagem do Presidente do Congresso

Caros amigos Endócrinos Pediatras, Pediatras e Endocrinologistas,

Estamos organizando o 12º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia, que ocorrerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2017, no Rio de Janeiro. Para este evento já temos confirmados três palestrantes internacionais: Adda Grimberg do Children's Hospital of Philadelphia, Jeffrey Baron do National Institutes of Health, e Stephen Rosenthal da University of California at San Francisco.

Estamos planejando algumas novidades. Todas as manhãs, teremos as chamadas "Conversa de corredor" quando alguns dos mais brilhantes Endocrinologistas Pediátricos brasileiros irão discutir os casos clínicos trazidos pelos congressistas. Para isso, solicitamos que tragam seus casos clínicos para o congresso, e também os enviem com antecedência para que possam ser discutidos por estas mesas de especialistas. Do mesmo modo, ao final de cada dia, teremos as sessões denominadas "Tirando dúvidas", onde, novamente, os Endocrinologistas estarão à disposição para tirar suas dúvidas sobre diversos temas. Estas sessões foram criadas com o intuito de serem momentos informais para criarmos debates e discussões com a participação ativa dos congressistas.

Na quarta-feira, no início da tarde, teremos uma reunião para todos interessados em Oncologia e Endocrinologia Pediátrica e, ao mesmo tempo, haverá uma atividade para discutir como desenvolver um projeto de pesquisa, conseguir apoio para este projeto e depois como publicá-lo. Aproveitaremos para discutir como é o processo de "peer review".

A Comissão Organizadora e o Rio de Janeiro os esperam de braços abertos.

Paulo Solberg
Presidente do 12º COBRAPEM - Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia