12º COBRAPEM

Rio de Janeiro

Corcovado



Todos os anos mais de 300 mil pessoas visitam o Cristo Redentor trafegando pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. O Cristo Redentor é o passeio turístico mais antigo do Brasil. Já visitaram o Cristo Redentor personalidades muito conhecidas da nossa história. O primeiro foi o Imperador Dom Pedro II, que inaugurou a estrada em 1884 (a estátua do Cristo só começaria a ser planejada 37 anos depois, em 1921).

Depois vieram o ex-presidente Getúlio Vargas, o Papa João Paulo II, o cientista Albert Einstein, o rei Alberto da Bélgica e a princesa Diana. Segundo relatos de antigos maquinistas, Santos Dumont, o Pai da Aviação, era um freqüentador assíduo do Trem do Corcovado.

Construir o monumento não foi fácil. Como a execução da obra era impossível se realizar no Brasil, os desenhos foram levados para a França, aos cuidados do escultor polonês Paul Landowski. De volta ao país, as peças foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas no alto do morro. O Cristo Redentor, considerado uma homenagem à religiosidade carioca, tornou-se um símbolo da cidade e da simpatia do povo carioca, o qual recebe à todos de braços abertos.

Pão de Açucar



Outra vista privilegiada da cidade do Rio de janeiro é a do Pão de Açúcar. Saindo da Praia Vermelha, o bondinho percorre 1.325 metros de fio, sendo 575 metros até o Morro da Urca e 750 metros até o Pão de Açúcar, oferecendo alguns minutos da vista aérea mais linda do Rio de Janeiro. Qualquer turista fica maravilhado com a beleza natural da nossa cidade.

Além da paisagem, a atração mais conhecida do Pão de Açúcar é o restaurante do morro da Urca, o qual oferece toda uma infra-estrutura para quem quer fazer algo mais além de observar o mar azul e as montanhas verdes da cidade maravilhosa. Existem ainda no local playgrounds, banquinhos ao redor da área principal, lojinhas, o heliponto, além de anfiteatro. Do alto do mirante pode-se avistar Niterói e toda a cidade do Rio de Janeiro.

Pode-se ainda admirar a Baía de Guanabara, as praias, as lagoas e algumas edificações históricas, tais como: o Forte Santa Cruz e a Ilha Fiscal, orientando-se através dos pontos cardeais de uma grande rosa dos ventos em mosaico bizantino.

Praia de Copacabana



Sem dúvida uma das mais belas e conhecidas praia do litoral Carioca. Os banhistas têm à sua disposição um mar de águas cristalinas e visões exuberantes do Rio de Janeiro. No calçadão de Copacabana você pode encontrar quiosques, ciclovia, parques, restaurantes, hotéis, casas de show e etc...

Floresta da Tijuca



Entre a Zona Norte e a Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, está localizada a Floresta da Tijuca. A Floresta da Tijuca abriga diversos tipos de animais e plantas da flora e da fauna brasileira. Este é um ótimo local para o turista caminhar, acampar, correr e se divertir. Existem restaurantes, bares e estacionamento no local, para proporcionar maior conforto e segurança a seus visitantes. Não podemos deixar de falar do Jardim Botânico, uma área florestal, com lindas paisagens, flores e aves raras.



Vista Chinesa



Da Vista Chinesa se tem um panorama da Cidade Maravilhosa. Existem aproximadamente 900 espécies de plantas na Floresta da Tijuca. A vegetação é densa e exuberante. Este é mais um cartão postal da beleza natural do Rio de Janeiro, que tem belas praias, belos monumentos, belas florestas tropicais, enfim, pontos turísticos jamais vistos em qualquer outro lugar do mundo.



Praia de Ipanema



A praia de Ipanema é a mais conhecida do litoral carioca. O compositor Tom Jobim compôs a música Garota de Ipanema, homenageando a belíssima praia e as mulheres cariocas. Em sua grande extensão, existem vários hotéis, bares, restaurantes e casas de shows, proporcionando ao visitante o desfrute.






O Forte Rio Branco está localizado em Niterói, um dos mais tranqüilos e belos locais do Rio de Janeiro. O forte foi construído há muitos anos, com o intuito de resguardar à cidade do Rio de Janeiro da invasão litorânea de outras capitanias. Hoje é mais um belo monumento histórico da cidade do Rio de Janeiro. Você poderá ver canhões, armas, e instrumentos militares que formam o Forte Rio Branco, o qual lembra um castelo medieval.

Ao visitar o forte Rio Branco você também poderá apreciar belas paisagens ao longo do passeio. Ótimo local para historiadores, professores e pessoas que gostam de aventuras.